Condições de Aprendizagem

Imagem

Desde que nascemos estamos aprendendo. O mundo já está organizado e temos que nos integrar as suas normas sociais, e aí, vamos nos estruturando e organizando nossa aprendizagem.

Na escola também é assim. Quando um aluno começa o seu primeiro dia de aula ele tem pela frente muitas coisas para aprender. Porém, a aprendizagem (qualquer que seja) só ocorrerá na presença de condições adequadas.

Estas condições estão ligadas a fatores externos, relacionados à família, escola (incluindo a metodologia utilizada por ela) e a fatores internos como o desenvolvimento neuropsicológico, por exemplo, que pode causar um déficit na aprendizagem.

Apesar de muitos professores não acreditarem, a aprendizagem é possível de acontecer na Educação Especial.

A partir do momento em que a Educação Inclusiva surgiu como um novo referencial, o medo tomou conta dos professores. E agora? Como ensinar esses alunos?

É importante refletir sobre o potencial das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e a possibilidade de ocorrer uma aprendizagem efetiva.

Na verdade não existe nenhuma receita ou manual específico que explique como fazer com que um aluno com NEE aprenda, justamente porque não há diferença entre a aprendizagem dele e de outro aluno.

O especial da Educação Especial é o olhar. Olhar para cada um, individualmente, e se conscientizar de que ele é único e, por isso, é necessária uma prática educativa diferenciada respeitando o tempo e o ritmo do aluno.

Espero ter colaborado com vocês!

Um beijo,

Juliana

Equipe Matherna

 

Crédito de imagem: pibid-bio-uepg.blogspot.com

Deixe um comentário