Autismo: Verdades e Mitos

Imagem

Atualmente ainda é um grande mistério que envolve o Autismo. Ano após ano, muitas concepções têm surgido a fim de dar uma causa concreta ao surgimento da síndrome, desta forma, a presente publicação foi elaborada com o propósito de elucidá-los sobre algumas  VERDADES e MITOS em torno do Autismo, tema que ainda tanto assusta.

O que é o Autismo?

O Autismo é um transtorno bem mais comum do que se imagina, mas a ignorância a respeito da doença ainda está longe de ser incomum. Os familiares e os próprios autistas sofrem muito preconceito.

Apesar de não existir um número oficial, estima-se que 2 milhões de pessoas apresentem algum grau desse transtorno no Brasil.

Segundo a CID – 10, o autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.

  • NÃO HÁ CURA PARA O AUTISMO!

VERDADE: o Autismo é um Transtorno do Desenvolvimento e pode gerar diferentes graus de comprometimento. Para que o Autista se torne mais independente e tenha mais qualidade de vida, é importante um bom tratamento e acompanhamento com profissionais (Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, etc.)

  • OS AUTISTAS VIVEM NO MUNDO DELES!

MITO: O mundo é o mesmo. O que ocorre é que o autista interage de forma diferente. Ele tem dificuldades em deduzir os sentimentos ou estados mentais de seus pares, o que os tornam incapazes de interpretar e analisar o comportamento social das outras pessoas. Isso pode levar a uma grande dificuldade em desenvolver o relacionamento social.

  •  SÃO SUPERINTELIGENTES!

MITO: Os Autistas dizem muito mais do que entendem. Existem muitos autistas com inteligência normal e uma parcela apresenta intelecto acima da média (Síndrome de Asperger). Estes tem o que é conhecido por “Ilhas do Conhecimento” – são bons em certo assunto, de acordo com sua habilidade específica mais desenvolvida (Matemática, memória, Domínio da Tecnologia, Pintura ou Música). Por vezes, acredita-se que possuem boa inteligência devido ao vocabulário amplo como forma de se expressar, no entanto, essas habilidades são repetidas de dados decorados.

  •  A CULPA É DA MÃE!

MITO: Há cerca de 60 anos atrás, surgiu a expressão “mães geladeiras”, criando uma legião de mães culpadas, frustradas e sem acolhimento da sociedade.

Hoje se sabe muito bem que o transtorno é de origem orgânica, estrutural. Porém as causas do Autismo ainda é uma incógnita.

Este é, sem dúvida, o pior mito em relação ao autismo!

  •  OS AUTISTAS TÊM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO!

VERDADE: Estas características são comuns a qualquer indivíduo com autismo. Porém, o nível de comprometimento em cada uma dessas áreas, varia consideravelmente. Veja alguns exemplos:

  • Dificuldade na interação social como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;
  • Prejuízo na comunicação como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem;
  • Alterações comportamentais como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas “manias” e apresentar intenso interesse por algo específico como a asa de um avião, por exemplo.
  •  NÃO ENTENDE O QUE ESTÁ ACONTECENDO AO REDOR!

MITO: Entre os indivíduos autistas existem repertórios diferentes, alguns compreendem e se interessam mais que os outros. O fato de interagir menos não significa que esteja ausente.  Ele pode captar o que ocorre a sua volta, mas sob o prisma de sua peculiaridade cognitiva.  Muitas vezes, mostram uma sensibilidade aumentada a estímulos e mudanças sutis na rotina, o que não acontece com indivíduos sem o transtorno.

 OS AUTISTAS GRITAM, ESPERNEIAM E PROVOCAM GRANDE CONFUSÃO AO SEU REDOR!

VERDADE: Aliás, qualquer criança pode fazer isso (mesmo sem autismo). O que acontece é que muitos autistas, principalmente os mais típicos e intensos, têm uma baixa tolerância a ambientes com muito estímulo e que não passam familiaridade. Nesse caso é importante o acompanhamento profissional, que vai ajudar a criança e os pais a lidarem com essa situação.

  •  HÁ VÁRIOS TRATAMENTOS PARA AMENIZAR OS SINTOMAS!

VERDADE: Um autista nunca é igual ao outro, por isso o tratamento deve ser individualizado – o que dá certo para um, pode não dar certo para outro.

As terapias devem se complementar de forma abrangente, sempre com a intenção de reduzir comportamentos e sintomas disfuncionais e consolidar atitudes positivas, favorecendo a integração, socialização e engajamento.

Podem ser usadas: análises comportamentais, treinamento de linguagem, tratamento medicamentoso (para alguns sintomas), fisioterapia, terapia ocupacional, habilidades motoras e atividades cotidianas.

Importante ressaltar que quanto mais precoce for o diagnóstico e início do tratamento, melhores os resultados.

Sabemos que o tratamento é contínuo, desgastante e caro, por isso é importante a participação de entidades pró autistas e instituições especializadas.

 Bem, o conhecimento não tem limites. Eu poderia abordar muitos mitos e verdades a respeito do Autismo, mas meu intuito foi o de apenas aguçar curiosidades sobre os desafios e surpresas que surgem.

E são estes desafios que me levam a cada dia me encantar pelo Autismo e me estimular a conhece-los melhor, superando barreiras e quebrando preconceitos!

 Beijos

Juliana Valarini

 

 Fontes:

 Curso: https://www.portaleducacao.com.br/

 Livros:

GRINKER, Roy Richard. 2010. Autismo: um mundo obscuro e conturbado. Tradução de Catharina Pinheiro. São Paulo: Larrousse do Brasil.

SCHWARTZMAN, J. S.; Assumpção Jr. F.B. – Autismo Infantil. Mennon Eds.; São Paulo, 1995.

Página do Facebook:

Autismo e Intelectualidade (https://www.facebook.com/autismoeintelectualidade?fref=ts)

2 thoughts on “Autismo: Verdades e Mitos

  1. O mundo precisa conhecer essa condição!!! A informação é a melhor forma de acabar com mitos e preconceitos. Obrigada por compartilhar com a gente esse assunto. Esse é um tema que as pessoas nunca param de conhecer 🙂

    • Raquelzinhaaaa!! Sabia que você ia comentar algo….Obrigada pelo comentário! Também acredito nisso, por isso estou me aprofundando cada vez mais no assunto! Um grande beijo pra você e pro Miguel lindo! Ju

Deixe um comentário